domingo, 30 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS NA INFÂNCIA

Ouvir  histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor. Os contos fazem com que a criança deixe fluir o imaginário , desperta a curiosidade além de possibilitar a vivência e descoberta do mundo dos conflitos, dos impasses e das soluções que cada personagem enfrenta. Os contos de fada exercem um grande fascínio nas crianças , por isso nesta fase ouvir histórias se torna possibilidade real de desenvolvimento e aprendizagem. Para os mais pequenos o livro deve conter enredo simples, vivo e atraente com situações que se aproximem do cotidiano da criança.
Estimular a criança a ouvir é muito importante para a formação do gosto pela leitura. Aquelas que recebem o incentivo de pais, professores e amigos são muito mais interessadas e tem uma melhor facilidade de aprendizagem , de comunicação e de entendimento. Atualmente , a alfabetização deixou de ser vista como um momento estanque e passou a ser compreendida como um processo, no qual a educação infantil tem papel ativo e constitutivo. Daí a importância de começar bem cedo a despertar o gosto pela leitura . A criança aprende se desenvolvendo e se desenvolve aprendendo. Por isso educadores , pais, avós , titios e titias nunca deixem de contar histórias aos pequenos .

7 comentários:

  1. A LEITURA É FUNDAMENTAL PARA O MUNDO SER MAIS CRIATIVO P/ AS CRIANÇAS! PARABÉNS PELO POST! OBRIGADA PELA VISITINHA NO MANUPINK, BJOKITAS PINK!

    ResponderExcluir
  2. Bastante interessante amei =), qnd tiver os meus irei lembrar bem disso

    ResponderExcluir
  3. Ei Hanna!! que belo post..sempre bom incentivar as crianças a ler..meus sobrinhos adoram..não podem ver um livro que pedem pra ver!!

    =***
    viu o post sobre o cancer?
    http://www.ajoaninhadeverniz.com
    @blogdajoaninha

    ResponderExcluir
  4. RETRIBUINDO A VISITA
    AMEI TEU CANTINHO JA SEGUINDO
    CERTAMENTE OS CONTOS SAO SUPER IMPORTANTES. NÓS PROFESSORES SABEMOS DISSO E USAMOS MUITO EM SALA DE AULA TBM
    BJOKASSS

    ResponderExcluir
  5. querida obg por sua visitinha
    ja estou seguindo vc
    mil bjs

    ResponderExcluir
  6. Oieeee, adorei seu blog! Obrigada pela visita! bjosss

    ResponderExcluir
  7. Adorei a postagem...

    Bjokss
    Fadas Maquiadas

    ResponderExcluir

Agora que visitou , deixe seu recadinho, eu vou adorar!