quinta-feira, 11 de abril de 2013

DESABAFO

Olá lindonas! Hoje eu vou desabafar. E acredito que o meu desabafo seja o grito preso na garganta de muita gente que vai ler este post. Algumas pessoas me questionaram o porque não posto mais matérias sobre educação. Vou responder pra vocês pois estou totalmente desestimulada, totalmente cansada de lutar contra uma maré de fatores que tem cada dia mais deixado o professor agoniado, se sentindo frustado por todos os lados. Se quem está de fora acha que o maior problema dos professores brasileiros é o salário miserável, que mal dá paras pagar as contas no fim do mês está enganado. O maior problema está em ensinar crianças sem limites, agressivas e cheias de querer. Infelizmente a família está aos poucos perdendo sua referência, deixando a educação de suas crianças a cargo da escola. O que vemos nas salas de aula são cenas impensáveis aos leigos. E nos perguntamos onde vamos parar? Gosto muito de um texto de Içama Tiba que diz:

"... Pais que não exigem respeito dos seus filhos, ensinam a eles que autoridades não precisam ser respeitadas e muito menos os professores que lhes são chatos diretos. Chatos porque não os deixam fazer o que quiserem e na hora que tiverem vontade.
Pais que não ensinam aos filhos os sentimentos de gratidão, de pedir permissão, de pedir favor não aprendem a necessária cordialidade que magicamente movimentam as pessoas: “com licença”; “por favor” e “obrigado”.
Pais que não cobram dos filhos as suas obrigações caseiras não vêem motivo para ter que estudar mesmo que seja por obrigação.
Com estas 3 atitudes, os pais financiam a ignorância e não o aprendizado, além de se tornarem indisciplinados e arrogantes. Por que iriam eles respeitar os professores? Estes são os primeiros a terem que ensinar o que os pais não ensinaram, inclusive como se comportar na escola. A escola não pode nem deve se submeter às indisciplinas dos seus alunos, pois ela é a segunda oportunidade para educar estes alunos.
É quase natural que os alunos se rebelem contra a escola, como rebelariam contra qualquer outra regra ou norma que tivessem que cumprir seja onde for: no trabalho, no clube, no casamento, na grande família, com os próprios filhos etc.
O que a escola poderia fazer é formar uma parceria com os pais, através de uma convocação para que estes fossem orientados a cobrarem resultados dos seus filhos em vez de ficarem mimando e querendo adaptar as escolas às inadequações dos seus filhos..."
Texto retirado AQUI.
Não precisa dizer mais nada Içama Tiba disse tudo. Desculpem o desabafo mas eu ainda amo minha profissão, dou meu sangue todos os dias por um trabalho de qualidade e o que vejo me deixa profundamente arrasada. Quero poder voltar a ter orgulho da minha profissão. Profissão que escolhi ainda criança. Profissão que deveria ser valorizada. Profissão que todas as pessoas desse planeta necessitam desde pequenas para realizarem seus sonhos. Ainda nos resta a esperança de dias melhores afinal sonhar ainda é possível...  


4 comentários:

  1. oi flor, acho vergonhosa a situação das escolas no Brasil.... a falta de educação, aquela que vem de casa, está cada vez maior....e as pessoas anda a cada dia mais agressivas....infelizmente é esse o país em que vivemos cujo governo não toma uma atitude para sanar os males que crescem dia a dia....é uma lástina
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida amiga Hannalu!!!
    Um post "pesado" e real. Infelizmente é nossa realidade que está longe de ser alterada. A situação tende a piorar. Estou sendo realista, momentos de respeito e de verdadeira aprendizagem estão no passado. O futuro dá até medo de pensar, pois os valores por nossos pais ensinados já não são bem aceitos nem mesmo por nossos filhos, tiro prova aqui em casa, filhos são ótimos aprendizes na escola, não dão o dito "trabalho" por falta de disciplina, porém deixam a desejar na hora de chamarem os mais velhos de senhor e senhora e também na hora de pedir a benção. Temos que estar cobrando e estão crescendo e nunca aprendem...e os outros que nem cobrança tem???? Este é um grande desafio...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é lamentável a situação hoje em dia.

    Tenha um lindo e abençoado fim de semana...Bju Bju *-*

    ResponderExcluir

Agora que visitou , deixe seu recadinho, eu vou adorar!