quinta-feira, 17 de novembro de 2011

É HORA DE BRINCAR !!

Você já parou pra pensar o quanto é importante o brincar no desenvolvimento infantil? Através das brincadeiras as crianças desenvolvem sua autonomia e identidade e principalmente desenvolvem sua imaginação,  além de amadurecer as capacidades de socialização , desenvolver a coordenção motora e tantos outros benefícios. Brincando a criança pode cozinhar, imaginar, ser um adulto e vivenciar as situações que vivem , buscando resolver conflitos e problemas. Na brincadeira de faz-de-conta a criança enriquece sua identidade , dá vazão aos sentimentos e emoções. Muitos pais acham que a quantidade de brinquedo é essencial para suprir todas as necessidades da criança e acabam se esquecendo como era bom brincar livremente ou usar a imaginação para criar seus próprios brinquedos. Tenho notado que as brincadeiras prediletas de nossa infância estão sendo esquecidas, deixadas de lado . As crianças hoje têm sua agenda repleta de compromissos e quase não sobra tempo para BRINCAR. É muito importante que a criança tenha horário e espaço para brincar. A tv , o computador são o que mais ocupa o tempo de nossas crianças e elas acabam perdendo a oportunidade única de se sujar, imaginar e criar suas brincadeiras. Fim de semana chegando e que tal fazer o " domingo de brincadeiras" ? Um domingo com direito a piquenique no parque, soltar pipa, pular corda, brincar de casinha, pular amarelinha, jogar queimada ou rouba bandeira ou nego fugido ou ainda tantas outras brincadeiras legais , esquecidas no tempo.
Veja abaixo as brincadeiras certas para cada idade:
* 0 a 3 anos
As crianças menores gostam de levar objetos à boca, jogá-los e deixá-los rolar. Gostam também de sons, que estimulam o movimento. Então esteja sempre por perto , deixem que as crianças brinquem em espaço seguro e sem riscos. Parquinhos, passeio ao ar livre são atividades ótimas.
* 3 a 7 anos
A criança já tem uma certa independência e gosta de brincar sozinha com irmãos ou amiguinhos.
A partir dos 3 anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podendo ficar em companhia de outros adultos, mas sempre sabendo que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com elas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repeti-lo.
* 7 a 10 anos

Quando chegam ao Ensino Fundamental, as crianças querem e procuram companhias da mesma idade. Gostam de acampamentos, espaços ao ar livre e parques.
* 10 a 12 anos
Esta é uma fase de autonomia em que os adolescentes procuram outros da mesma idade, esportes diversos, saídas em grupo.
É uma fase que deve ser acompanhada pelos adultos com muita conversa e orientação. É importante que os pais conheçam as companhias dos filhos e estimulem a convivência com outras crianças da mesma idade.

Espero que tenham gostado!

6 comentários:

  1. Boa tarde querida!
    Obrigada pelo recadinho.
    Dei a idéia da festa da família ser feita início do ano, pois assim trabalhamos no decorrer do ano, conhecendo realmente cada família.
    Quanto ao seu post de brincar assino embaixo.
    Bjokas da Bia!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, tenho um rapazinho de 2 anos e 9 meses q já adoooora futebol...rs
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  3. Que loinda sua filhota :) Muito bom esse post, parabéns!!
    Bjs*

    ResponderExcluir
  4. Ahhh eu adoro ser mãe, adoro brincar com eles, contar histórias e encenar...rsrs. Se pudesse teria mais 2 e assim ficaria com quatro, família grande mesmo...rsrs
    Mas hoje em dia está tudo tão difícil, então melhor para por aqui...rs
    Passa tão rápido né...temos que aproveitar.
    Beijokas Diva
    Deby Faria

    ResponderExcluir
  5. Hannalu, passei para lhe desejar um final de semana lindo e abençoado.
    Tudo de bom sempre!

    ResponderExcluir

Agora que visitou , deixe seu recadinho, eu vou adorar!